INTEGRAÇÃO (LUCAS 24)

INTEGRAÇÃO (LUCAS 24) - Pr. Jacó Peixoto

A integração é fundamental para alcançar um objetivo comum.
Jesus visitou mulheres e homens convidando à integrar-se no seu circulo. Ele se identificou com essas pessoas quando ainda não eram discípulos, resolvendo suas angústias; é só observar “O fracasso da pesca” (Lucas 5: 1-11).
Podemos notar que Jesus, entrou no centro do povo e interessava-se pelos oprimidos, excluídos e pecadores. Através das parábolas e sermões, o Senhor fez critica a estrutural social e religiosa do seu tempo em favor dos injustiçados (sermão do monte).


Reciprocidade
Para Confúcio seu ensino resumia-se numa palavra: reciprocidade. Jesus usou o mesmo pensamento, dizendo: “Fazei aos outros os que querem que vos façam”. Este é o objetivo da lei de Moisés e de todos os profetas (Mt 7, 12). Se esta regra for praticada, não precisaremos impor nem desrespeitar, ou ferir ninguém. Tudo se resume em dar o que se quer receber. Jesus plantou lealdade nos corações dos apóstolos.


Valores latentes
É fascinante descobrir algo que mude nossa expectativa, principalmente quando já temos um preconceito acerca de alguém ou algo.
Podemos achar valores que não temos nas pessoas que menos apreciamos.
Jesus deu valor a Judas Iscariotes a ponta de integra-lo no seu circulo, estimulando-o a crescer moral, intelecto, e em liderança. Na comunidade cristã, nenhuma integração é completa se Jesus não estiver integrado no grupo. Cristo nos ensina a enxergar as virtudes antes dos defeitos nas pessoas que convivemos.


Interação
Não basta estar integrado, é preciso haver interação. Interação é quando todas as partes de um grupo são estimuladas a cumprir um objetivo com o mesmo sentimento e discernimento. Quando isso acontece, o comportamento e entendimento de cada indivíduo se torna estímulo para outro.
Na igreja, toda interação começa em Deus, “Se alguém me ama guardará minha palavra”.
Jesus Cristo estava integrado com todos, mas após sua morte, tudo se desintegrou; os sonhos dos apóstolos, as aspirações, a esperança, a fé, o círculo apostólico, a missão. Isso é sinal de que não estavam no mesmo “espírito de Cristo”, “(Vós não sabeis de que espírito sois)”. Depois que deixaram de estarem alinhados com o ensino do Mestre, tudo deixou de fazer sentido para os discípulos. Então eles fugiram, o “lobo” chegou e os dispersaram.
Viram o seu Cristo ungido, proclamador de boas notícias crucificado e “derrotado” numa cruz como se fosse malfeitor. Não entenderam a morte do seu Senhor e mestre, pois ainda não estavam inteirados com o Espírito do Messias.
Tomé o gêmeo o deixou, Pedro foi pescar, as mulheres foram levar perfumes e unguento preparar o Corpus Christi que jamais viria corrupção. Todos voltaram a sua velha profissão, por não estarem no mesmo espírito.
É preciso está afinado com o Cristo!
Mas ele ressurgiu no terceiro dia de sua morte, no domingo, muito cedo, antes do sol raiar.


No caminho de Emaús
Tal era a decepção que dois dos discípulos iam embora pelo caminho de Emaús. Seguiam falando sobre o mestre de Nazaré quando um viajante aproximou-se deles e questionou-lhes: "Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham?" Eles pararam, com os rostos entristecidos, e um deles, chamado Cleopas (cunhado de Maria mãe de Jesus - Jo 19:25), respondeu ao viajante: "Sobre o que aconteceu com Jesus de Nazaré", (...) “Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo”. (...) “Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram; e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel (que ele fosse o Cristo). E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu”. “E nós estamos desolados, tomados de tristeza e desesperança, e abandonando tudo”. As mulheres contaram que tiveram visão de anjos, os quais declararam que Ele vive, porém não foram acreditadas pelos os que seguiam o nazereno.


Às vezes nós trabalhamos, trabalhamos e quando tudo está bem vem o tornado e destrói o que penosamente foi construído. O que foi você construiu que o diabo derrubou? A fé, esperança, integração? Os apóstolos estavam perturbados, a fé; a esperança, o entusiasmo e a amizade deles estavam danificados. Mas eles não perderam o amor por Jesus, e o amor restaura a fé, esperança, animo e a amizade!

 

E Jesus lhes disse: Como vocês são insensatos e demoram para crer em tudo o que os profetas disseram! Não é verdade que o Cristo tinha de sofrer e entrar na sua glória? E, começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras (Lucas 24: 25-27).
Estes de “espíritos perturbados” precisavam de uma revelação. O Senhor Jesus não simplesmente revelou um milagre. O milagre levanta fé, mas Jesus Cristo não fez milagre, porque não iria resolver o conflito mais profundo deles; eles viram muitos milagres durante três anos, esta fé de milagre é puramente emocional.

 

O Senhor sabia que eles careciam da Palavra. Ó nécios, vocês precisam lembrar-se das profecias de Enoque, Moisés, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Joel, salmos; Davi vê Jesus afligido 1000 anos antes de o Messias nascer e crê!


Nem sempre nos comportamos com prudência nas questões de provações comparada as provas que levaram os discípulos a desintegrar-se de seu Senhor. Muitos se desintegram por pouco. Jesus mostrou tudo o que dele foi previsto nas Escrituras. A morte de Jesus não aconteceu porque Satanás foi mais forte que Filho de Deus, isso é inimaginável; nem um fruto do acaso, mas porquê estava escrito e tinha de se cumprir nas profecias (Isaías 53; Daniel 9: 25-26).

Não estamos derrotados, ninguém pode ser mais do que Deus! Os discípulos sentiram seus corações aquecidos enquanto Jesus restaurava-os com a Palavra. Novo ânimo se fez! A Verdade estava escrita, e o próprio autor do Livro Sagrado estava glorificado entre os homens de boa vontade, num final da tarde de domingo, pouco antes do anoitecer, o Mestre restaurou a fé deles por meio do ensino da Palavra, e a lição foi rápida e tão boa que ardia os corações: “meu Senhor, não queres ficar conosco, já é tarde”.  Eles não reconheceram o Senhor, pois os olhos deles estavam como que impedidos de reconhecer (Jesus). E Jesus abriu os olhos deles à sua Palavra e disse: “Sou Eu, fui morto, mas estou vivo para sempre”.


E Jesus fez a reintegração, chamou todos para si; e não existe nada melhor para integrar as pessoas no reino eterno do que a Palavra de Jesus.
Então os seus disseram: “aleluia!” __ “Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?”

 

Quem ouve a Palavra de Deus e guarda é sábio construtor, o insensato constrói no sentimento dos milagres e cai. Eles estavam fundamentados na areia das emoções dos milagres, que são bons, mas não podem tomar o lugar da Palavra. Estes, quando vêm chegar as perseguições, desabam como casa edificada na areia. Os discípulos que caminhavam pra Emaús, aprenderam do Cristo ressuscitado em glória, e contaram aos outros discípulos, que conheceram Jesus transfigurado e integrado na sua divindade eterna.

 

Quando estamos inteirados com a Palavra, Deus faz milagres em nosso proceder, e milagres procedem para a glória e por vontade de Deus.
E o maior milagre é Crê em Jesus, permanecer nele, por meio de sua palavra; e mesmo que nessa vida tenhamos que passar por sofrimento, não desistam, continuem firmes, porque vocês não estão sozinhos.
“E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.

 

Pr. Capl. Jacó S. Peixoto, Missionário do DEM em Canavieiras- BA.