Jesus nos chama para uma grande pesca! (Lucas 5)


“ (...) Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.”

(Lucas 5.10)

 

Enfrentamos grandes dificuldades para proclamar a Palavra de Deus. Do lado daqueles que ainda não são crentes, a impiedade, incredulidade e o secularismo são grandes empecilhos; do nosso lado, a frieza espiritual, falta de priorização do Reino de Deus também são obstáculos. Como vencer essas barreiras e sermos instrumentos, baseados em Lucas 5.1-11, da “pesca maravilhosa” de Cristo?

 

Primeiro: não desista de pescar! Quando Jesus chegou às margens do lago de Genesaré, encontrou pescadores desembarcando e já lavando as redes, após uma noite infrutífera de pesca (versículo 2), pois a experiência daqueles homens informava que não adiantava insistir na pesca, era hora de parar. Não caia na mesma tentação! É verdade que vivemos num mundo extremamente cruel e zombador com as coisas de Deus. Mas o Senhor não nos deu ordem para parar, mas para continuar indo e proclamando o Evangelho em todo o mundo, afinal a fé só será semeada nos corações incrédulos pelo ouvir da Palavra de Deus (Romanos 10.17).

 

Segundo: vamos obedecer à ordem de pescar! Nos versos 5 e 6 o Mestre ordena aos pescadores que lancem as redes, apesar da noite infrutífera. E não é que por meio daquele ato de obediência a pesca foi abundante?! Precisamos crer que há muita gente esperando “ser pescado” para o Reino de Deus. A solução para a impiedade que nos cerca não está em um partido político, endurecimento de leis ou qualquer outro artifício humano, mas na proclamação do Evangelho!

Por fim, chame outros pra pescar também! O resultado da obediência ao que Jesus havia ordenado foi tão maravilhoso, que os pescadores do primeiro barco acenaram para companheiros de outro para ajudá-los (verso 7)! Há muito serviço a ser feito. 2/3 da população mundial (quase 4,5 bilhões de pessoas) não confessam a Cristo como Senhor de suas vidas. Se cada crente se colocasse à disposição pra ganhar mais um para o Reino e aperfeiçoando esse pra levar outras pessoas ao Mestre, imagine quão abundante seria nossa pesca atualmente!

E aí, vamos pescar vidas para Cristo?

 

No amor missionário de Cristo Jesus,

Rev. Diógenes Cardoso

C.M. Jequié/BA