UMA BOA NOTÍCIA (JOEL)

 

Joel foi um profeta em que não sabemos a data exata da sua mensagem. Contudo, a maioria dos historiadores o data no período pré-exílio, por volta de 830 a 810 a.C. Durante o reinado de Joás.

Joel tem uma notícia da parte de Deus para Judá.

Em primeiro lugar veja que a notícia era de Deus e não de Joel. Era uma notícia terrível (Jl 1.1-4). O profeta era apenas o transmissor da mensagem. Era uma notícia para ser transmitida a todas as gerações. Era uma notícia com finalidades: exercer juízo e disciplina.

 

Em segundo lugar, era uma notícia para causar impacto (Jl 1.5-16). Nos insensíveis (5-7) – homens que viviam na luxúria, prostituição, drogas e alcoolismo. Causar impacto na comunhão com Deus (8-12) - Os hebreus conheciam dois exemplos terríveis de luto: (1) a tristeza de uma mulher prometida em casamento cujo futuro esposo morre antes de poderem desfrutar relações sexuais, e sofre porque o nome de seu marido desaparece antes que pudesse ter um herdeiro; e (2) o pranto por um filho único com quem morre o nome da família. A causa maior e mais dolorosa é que a comunhão com Deus expressa através da “oferta de cereais e da libação” teriam de cessar. (Êx 29.38-42). Esses sacrifícios eram requisitos para Deus encontrar-se com seu povo. Causar impacto nos responsáveis pela igreja de Deus (13,14) – líderes que estavam conduzindo o povo a uma adoração medíocre, eles deviam convocar o povo a chorar pelos seus pecados, a realizar jejuns sinceros, líderes que deviam clamar por si e pela nação.

 

Em terceiro lugar era uma notícia para chamar o povo ao arrependimento (Jl 2.1-17) — O texto nos dá a figura de uma sentinela que ficava na parte mais alta do muro com seu “shophar” (trombeta de chifre de carneiro) alertando acerca da calamidade que está às portas da cidade. Já que toda a nação de Israel era culpada, Deus levanta o profeta para anunciar a toda cidade e não apenas a indivíduos isolados. Deus usa esta figura para chamar seu povo, por meio do soar da trombeta, ao arrependimento.

Quero concluir esta boa notícia com algumas considerações.

Haverá um dia em que Deus vai falar por meio de catástrofes muito maiores do que as que temos visto (Mt 24.29-35). Entretanto, durante estes dias, Ele tem uma boa notícia para nos dar e você será o transmissor dela. A boa notícia é Jesus! Só ele pode nos livrar do juízo vindouro e dar-nos vida abundante e eterna. Portanto, anuncie-o em todos os lugares, a todas as pessoas (anciãos, jovens, adultos e crianças), em todo tempo, “aproveitando bem cada oportunidade...” (Ef 5.16)

O propósito de Deus é abençoar e não destruir. É dar vida e não matar. Porém, o caminho da vida é o arrependimento. É arrepender-se e viver ou não se arrepender e morrer. Se o homem não se arrepender enfrentará o juízo, havendo arrependimento sincero o castigo é suspenso e em lugar da morte, ele recebe a vida. Deus tem prazer na misericórdia e não na condenação (Mq 7.18,19).

Não importa o que tenha feito hoje, Deus lhe oferece a reconciliação por intermédio de Cristo Jesus. O nome disto é graça, pois o ofendido é aquele que busca a restauração do ofensor; o ofendido é quem convida o transgressor a renunciar sua desobediência. Deixe eu lhe dizer uma verdade aqui: “Deus não deseja apenas que você fique triste com o pecado que você comete, Ele deseja que você mude!”. (Lc 15.17-20a). Deus não quer a nossa vida pela metade. Nosso arrependimento deve ser sincero. Afinal, Arrependimento é mudança de atitude, de coração e do “eu”. Deus, não aceita coração dividido, espiritualidade superficial e hipócrita (Sl 51.17). Um coração arrependido e contrito é o que Deus requer. Talvez você diga: “Eu sou pecador demais, já fiz muitas coisas erradas, por que Deus faria isto comigo? Por que me perdoaria?”. Porque Ele é misericordioso (Hb 3.2b); compassivo (Sl 86.15); tardio em irar-se (Nm 14.18a); é grande em benignidade (Sl 103.8).

Receba esta boa notícia mediante a fé e receba da parte de Deus todas as bênçãos prometidas por intermédio de Cristo Jesus.

 

Grande abraço!

Pr. Ricardo Viera Barreto (IEC da Federação).