HOMEM VIRTUOSO, ONDE ESTÁS?

Por Pr. Jacó S. Peixoto - IEC em Cascavel/BA

 

Lucas – Capítulo 10

25 E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 26 Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas? 27 A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

28 Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás. 29 Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo? 30 Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto. 31 Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo.

32 Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo. 33 Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele. 34 E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele.

35 No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar. 36 Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores? 37 Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.

 

O Bom Samaritano

Certo doutor da Lei tentou pegar o Senhor Jesus em uma provável falha de interpretação da lei. Em seu coração ele se achava muito superior a Cristo, achava-se um homem virtuoso, tão virtuoso que pensava poder herdar a vida eterna por meio de algum esforço.

Ele perguntou ao Senhor: “Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”

Jesus lhe respondeu: “O que está escrito na Lei?” __ A isto, respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

O Dr. da Lei conhecia a Escritura, e tecnicamente conhecia todos os detalhes deste mandamento, tanto com relação a Deus com ao seu próximo, mas sua aparente piedade dissimula buscar em Jesus uma resposta para a pergunta que certamente o desconsertava, “Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”.

A motivação desta pergunta tentava se esconder atrás de uma falsa aparência de uma virtude que não existia, mas que se esperava encontrar em um mestre da Lei.

Jesus lhe disse: “Respondeste corretamente; faze isto e viverás.”

Ao mandar o doutor fazer o que diz a Lei, o Senhor Jesus deixou claro que ele não cumpria os mandamentos. A conversa poderia terminar aqui, mas, o suposto virtuoso, tentou eximir da culpa sua mente perturbada, perguntou a Jesus quem era o seu próximo. Esta é uma das perguntas mais hipócrita de todos os personagens que contra argumentaram com o Mestre de Nazaré. Mas tudo bem, Jesus é paciente e sábio, virtude que quase sempre nos falta.

 

Então, para responder o desentendido, o Senhor narra uma verdadeira lição de amor, compaixão e liberalidade, de um certo samaritano sem nome, que passava por um caminho onde estava um judeu que foi roubado, espancado, despido e desmaiado, este foi desprezado por dois judeus, lideres espiritual do povo de Israel.

Primeiro desce um sacerdote, por aquele mesmo caminho onde se encontrava o judeu desmaiado. Jesus relata que vendo-o, o sacerdote passou de largo, para justificar-se perante a Lei. Ora, dizia o ímpio sacerdote: vou passar de largo, assim já não serei o próximo desse “infeliz”, se ele tiver sorte, descerá alguém menos importante do que eu, que possa prestar-lhe auxílio. Talvez, ele até considerou em seu coração: “não posso perder tempo com este homem. Importa cuidar da casa de meu Deus!”. E seguiu o seu caminho rumo ao templo.

Mas o homem caído estava realmente com sorte, porque vinha descendo também um levita, o zelador do templo, e certamente era um homem que tinha uma visão do amor de Deus, pois quando lhe sobrava tempo, pegava sua harpa para salmodiar ao SENHOR com os cânticos de David. Porém, da mesma forma procedeu o levita, passou de largo para não ser acusado pela Lei de, não amar o seu próximo.

Mas um “Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele. E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar.

Quem é este Samaritano, não é um hebreu legítimo, que cultua o que não conhece bem, mas é capaz de observar os mandamentos mais importantes da Lei.

Lucas relata que o samaritano viu o estranho, compadeceu dele, se aproximou do ferido, fez curativos em suas feridas, derramou óleo e vinho para não infeccionar a ferida, depois colocou em sua montaria, e o levou para uma pousada e ficou aquele dia tratando e cuidou do estranho vítima de violência. E no dia seguinte pagou os dias de hospedagem e o trabalho que o dono da hospedaria iria ter com o doente.

Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar. E quem demonstrou o verdadeiro amor ao próximo foi um samaritano.

Naquele caminho passaram dois líderes espirituais que viviam de aparência. Importa cuidar dos negócios de Deus!

Aquele homem caído foi abandonou a própria sorte por seus “pastores”, mas um samaritano, estranho, porém virtuoso, cheio de amor, deu o que não tinha obrigação de dar e sem esperanças de receber nada em troca, o que o samaritano esperava era apenas ver a recuperação de um cidadão que segundo a rivalidade existente entre eles, sequer o desejava, mas, ele não olhou para as circunstâncias, olho para o amor.

 

Homem virtuoso, onde estás? Não está no título, não está na aparência, não está na intenção, não está no status, nem tão pouco no conhecimento. Jesus disse: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11: 29.

Ταπεινος (tapeinós) significa humilde, o que não se vangloria de seu sucesso, que está ciente de sua fragilidade. É a humildade que conspira para a mansidão, é a bondade expressando o amor, a maior de todas as virtudes.

Jesus confrontou aquele doutor da lei que pensava “conhecer a lei, apesar de não viver o espírito da lei” com a Lei do amor, que foi vivido por quem pouco conhecia.

Não podemos aceitar ser teóricos das Escrituras como o doutor que tentou provar o Senhor. É preciso amar a Deus, o nosso próximo e a Palavra. Nisto está a virtude (riqueza espiritual) da igreja.

 

Onde está o homem virtuoso? Não está buscando as glórias deste mundo, nem tão pouco amando o mundo.

Interessante, o samaritano não era versado na lei, mas vivia a palavra como poucos.

O homem virtuoso está tratando e cuidando do estranho do próximo caído na beira da estrada, ele está cuidando dos pequeninos do Pai.

 

Você não pode perguntar quem é meu próximo.

 

Que Deus tenha misericórdia de nossas vidas. Amém.