INFIDELIDADE (OSÉIAS)

Usando sua família e a traição da esposa, o profeta Oséias mostra a infidelidade do povo de Israel e o amor leal do Senhor.


Quem se casaria com uma pessoa sabendo que ela não lhe seria fiel? Mas foi exatamente isso que Deus mandou Oséias fazer, para exemplificar o amor e o perdão de Deus ao povo de Israel (que era infiel a Deus). Que tipo de pessoa seria capaz de justificar de tal forma a sua infidelidade? Essa era a situação de Israel no tempo de Oséias.


Podemos afirmar que Oséias foi um dos profetas mais envolvidos com a sua mensagem, a própria família foi uma ilustração daquilo que ele pregou.


Segundo as profecias de Oséias, um dos cernes do problema de Israel com a idolatria está na negligência do conhecimento de Deus. Não só lhe falta conhecimento (Os.4:1), como os responsáveis por transmitir esse conhecimento o rejeitaram (Os.4:6). A rejeição do conhecimento de Deus se traduz na infidelidade de Gômer, visto que no Antigo Testamento o conhecimento não é apenas saber sobre alguma coisa, mas um convívio íntimo e relacional. Assim, rejeitar o conhecimento de Deus é rejeitar relacionar-se com Ele para dedicar-se a outro deus, consumando a idolatria.


A mensagem de Oséias se estrutura em cinco ciclos de julgamento e salvação. Além de denunciar e condenar o pecado do povo, Oséias também aponta para um tempo de restauração após o julgamento. Alguns desses ciclos podem ser relacionados a eventos históricos relatados na Bíblia, enquanto outros apontam para um reinado davídico futuro de restauração.


O nosso Deus é um Deus de amor Ele não desiste do Seu povo, porém demonstra imensa compaixão por ele (Os.11:8), afinal ele é Deus e não homem (Os.11:9). Precisamos nos voltar para Deus e reparar os caminhos que nos levarão a uma vida estável e feliz desfrutando da benção da sua comunhão.


Sejamos fiéis nos nossos compromissos, relacionamentos e em tudo o que estivermos envolvidos. Fazendo assim provaremos o nosso verdadeiro amor para com o nosso Deus.


FIDELIDADE AO SENHOR!

 

 

Pr. Anderson Lima - 1ª Igreja Evangélica Congregacional de Feira de Santana/BA