Por Pr. Diego Paranhos - IEC Cabula (Salvador/BA)
“...Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” 1 João 2:14c
No contexto do século XXI, não é fácil para o jovem viver uma vida cristã autêntica, pois são influenciados pela mídia e pela internet, e estas, na maioria das vezes deturpam os valores morais e éticos. Os jovens cristãos são constantemente seduzidos pelo fascínio do mundo, pelos desejos da carne e pelas ofertas tentadoras do maligno, mas o Senhor tem convocado a todos para vencerem, pois diante do Senhor e baseados na Sua Palavra terão forças para enfrentar todas as adversidades deste mundo. O jovem contemporâneo, assim como toda a sociedade, tem vivido em busca de manipular e relativizar os conceitos sociais e morais, desenvolvendo através disto uma grande confusão que o fazem permanecer num vazio permanente. Na tentativa de preencher esse “espaço oco”, colocam de forma inconsequente itens que mais tarde lhe causarão dores e adoecimento existencial.
É nesse contexto que o jovem cristão deve se apegar à Palavra de Deus, tendo convicção com conscientização, produzindo frutos para a glória do Senhor. Devem apresentar a Jesus, a quem conhecem, como o único que pode preencher o vazio social, pois Ele veio para os excluídos também; o vazio moral, pois Ele é a Verdade absoluta; o vazio emocional, pois Ele é a fonte de amor incondicional; e, além disso, o vazio espiritual, pois é O Único que pode salvar o homem da condenação eterna.
Neste panorama atual, acredito que o Senhor quer fortalecer os jovens para viver o Seu Evangelho, a fim de fazer diferença ao se relacionar com as pessoas, não abrindo mão dos princípios bíblicos que são atemporais e eternos.
Deus procura por jovens com corações ardentes pelo evangelho e pelas vidas e fortalecidos por Ele dirão não para o mundo e sim para Ele. Jovens verdadeiramente comprometidos que pagam o preço e buscam ao Senhor de todo o coração, que amam ter comunhão com Ele e buscam Sua presença acima de tudo. Jovens verdadeiramente comprometidos com o Reino e que vivam a Palavra de Deus com amor.
Que Senhor continue achando e levantando jovens fortes diante de uma sociedade tão enfraquecida e doente, necessitada de uma mensagem que traga esperança e vida. Jovens, o Senhor é a nossa força!