Por Pr Leoneir N. Martins - IEC Liberdade (Salvador/BA)
“O PAPEL DO HOMEM NO AVANÇO DA IGREJA LOCAL - HOMENS DE DEUS PARA ESTA GERAÇÃO”
“Por isso, o SENHOR estava com ele, e ele teve sucesso em tudo o que fez...” (2Rs 18:7)
Geração é o espaço de tempo (+/- 25 anos) que vai de uma geração a outra. Durante este tempo, vivemos e nos relacionamos com pessoas. Pessoas que vão sendo moldadas, em sua forma de ser pela família, pela cultura, pelos valores do seu tempo, etc...
A avaliação que Moisés, das pessoas do seu tempo e do modo como optaram viver é: “Mas o seu povo se entregou ao pecado e por isso eles não merecem ser filhos dele. São pessoas, pecadoras e más”. Dt 32.5.
O Apóstolo Pedro, também identificou este perfil nas pessoas de sua geração: “E com muitas outras palavras, testificava isto e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.” (At 2: 40).
Mesmo assim, Deus está procurando homens que Ele possa usar!
“E procurei um homem que se colocasse na brecha em favor desta terra... e não achei ninguém!” Ez. 22: 30.
Deus procura por homens, que se coloquem disponíveis para cooperar com seus planos para esta geração. Quando sua graça nos alcança, o nosso estado é de decadência espiritual, moral, familiar. Somos desafiados a deixar que Ele mesmo faça algumas modificações em nosso ser ou em nosso modo de vida. Serão estas modificações que nos capacitarão a viver nesta geração, avançando para cumprir a missão de espalhar o conhecimento da graça de Deus revelada na pessoa de seu filho Jesus! “... para que vocês não tenham nenhuma falha ou mancha. Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu,” (Fp 2: 15).
Estudando a vida de homens que foram achados por Deus, e chamados para marcarem o seu tempo, identificamos características que servirão para nos guiar em nosso estilo de vida e como devemos cooperar com Deus para vermos a obra crescer em nossas igrejas hoje. Vejamos algumas:
Homens Que desejem comunhão. “... Noé era um homem direito e sempre obedecia a Deus. Entre os homens do seu tempo, Noé vivia em comunhão com Deus.” (Gn 6:9);
Homens que mereçam confiança. “... Devem ser homens que temam a Deus, que mereçam confiança e que sejam honestos em tudo.” (Êx 18: 21);
Homens dedicados e livres de toda contenda. “Quero que em todos os lugares os homens orem homens dedicados a Deus; e que, ao orarem, eles levantem as mãos, sem ódio e sem brigas.” (1Tm 2:8);
Homens que transmitam seriedade. “Do mesmo modo, os diáconos devem ser homens de palavra e sérios. Não devem beber muito vinho, nem ser gananciosos.” (1Tm 3:8);
Homens discipuladores. “Tome os ensinamentos que você me ouviu dar na presença de muitas testemunhas e os entregue aos cuidados de homens de confiança, que sejam capazes de ensinar outros.” (2Tm 2:2);
A igreja necessita de homens, que adotem estes valores, como referencia para o seu estilo de vida. Você está disposto a buscar este nível de compromisso com Deus?
Por outro lado, infelizmente, em nossa geração, a conduta de alguns homens, no mau trato com sua família, no relacionamento distante com os discípulos da igreja local, sua má reputação no trabalho e sua indiferença em relação ao destino eterno dos outros ao seu redor, deixa em evidencia sua falta de relacionamento com Deus e consequentemente, denuncia o motivo da ausência de engajamento no trabalho do Senhor em nossas igrejas locais. Veja:
Homens sem temor. “... Pois alguns homens que não temem a Deus entraram no meio da nossa gente... sempre arranjam desculpas para a sua vida imoral.” (Jd 1:4)
Homens que desprezam a autoridade de Deus. “Do mesmo modo... desprezam a autoridade de Deus...”. (Jd 1:8)
Homens sem entendimento. “Mas esses homens criticam e falam mal daquilo que não entendem. E as coisas que eles conhecem por instinto... são estas que os destroem” (Jd 1: 10). “Mas esses homens como brutos irracionais... que nascem para serem caçados e mortos, falam mal do que não conhecem... Por tudo isso eles serão destruídos...” (2Pe 2:12).
Homens Interesseiros. “... homens estão sempre resmungando, acusando os outros e seguindo seus próprios maus desejos... bajulando os outros porque são interesseiros.” (Jd 1: 16).
Não podemos nos enganar, o Reino de Deus exige mudanças!
“Não vos conformeis com este mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” (Rm 12:2).
“Pois, quando vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, os maus desejos despertados pela lei agiam em todo o nosso ser e nos levavam para a morte.” (Rm 7:5)
“Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus.” (Ef 2:2).
Mas agora diz: “Portanto... refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante, nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito.” (2Co 3:18).
Ser moldado por Deus significa tomar a forma de Deus. Tornar-se “parecido” com Ele. É permitir que Deus estabeleça o seu reino, o seu governo, comandando todas as áreas de nossa vida, nossas vontades e os nossos desejos.
Rendemos a nossa vontade a vontade Dele. Declaramos como João, o batista: “Importa que Ele cresça e que eu diminua!”. Jo 3:30