Por Pr. Alexsandro Silva - IEC Vitória da Conquista/BA
“Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno”. I Jo 2:14
O jovem tem um papel social de extrema importância, a força que move as nações certamente se concentra em larga escala na juventude. A capacidade de inovação, criatividade e avanço está sem dúvida nas mãos dos rapazes e moças. Em nosso país boa parte da força de trabalho que faz o país se desenvolver a cada dia vem dessa faixa etária, inclusive é possível perceber isso nas cadeiras das Universidades, as quais são ocupadas principalmente por esse grupo etário.
No campo religioso, de modo especial os católicos, tem feito uma investida grandiosa para conseguir atrair os jovens para suas paróquias por todo o Brasil. Podemos constatar isso com o incentivo da renovação carismática e também a Jornada Mundial da Juventude que ocorreu no ano de 2013 no Rio de Janeiro. Outros segmentos religiosos também estão fazendo investimentos pesado para atrair a juventude. Como os espíritas e as seitas orientais.
É muito comum o jovem desejar saber o que esperam dele na sociedade, porém esse breve artigo pretende dizer o que Deus espera de sua mocidade. Salomão sabia bem o que é isso: Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade...” Ec 12:1.
Aconselhando o jovem Timóteo, o apóstolo Paulo dá um norte, uma direção clara do que Deus espera de um jovem cristão, vejamos dois versículos muito parecidos: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”. 1 Timóteo 4:12 ... “Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor”. 2 Timóteo 2:22
Seja fiel na palavra...
Seja fiel no trato (procedimento)...
Seja fiel no amor...
Seja fiel no espírito...
Seja fiel na fé...
Seja fiel na pureza...
Fuja das paixões...
Siga a justiça...
Siga a fé...
Siga o amor...
Siga a paz...
Que Deus ajude nossa mocidade andar com Deus, pois somente dessa forma saberão seu papel específico no Corpo de Cristo, a Igreja!